Modelos de cor


Modelos de cor 

Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessário criarem-se modelos que as representem, tendo em conta a natureza do olho humano, da luz e da cor. Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor. Por outro lado, quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo de cor, está-se a criar o seu espaço de cor. Neste espaço cada cor representa uma cor diferente.

Existem vários modelo de cor tais como:


  • RGB – permite exibir imagens de cor em monitores
  • CMYK – é utilizado na impressão
  • HSV – é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico
  • YUV – é utilizado na transmissão de sinais de televisão

Nota:
  •  Modelo aditivo-a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta, enquanto que a mistura dos comprimentos de onda ou das cores vermelha , verde , e azul indicam a presença da luz ou a cor branca.




  • Modelo subtrativo-a mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz. A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim todos refletidos.





RGB- Red Green Blue


É um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho, verde e azul.

Cada uma das cores do modelo RGB pode ser representada por um dos seguintes valores: decimal de 0 a 1, inteiro de 0 a 255, percentagem de 0% a 100% e hexadecimal de 00 a FF


O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos electrónicos como monitores de TV e computador, projetores, scanners e câmaras digitais, assim como na fotografia tradicional. Em contraposição, impressoras utilizam o modelo CMYK de cores subtrativas.




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Como o modelo RGB é aditivo:
  •  A cor branca corresponde à representação simultânea das três cores primárias (1,1,1)
  • A cor preta corresponde à ausência das três cores primárias (0,0,0)
  • A escala de cinzentos é criada quando se adicionam quantidades iguais de cada cor primária, permanecendo na linha que junta os vértices preto e branco.



CMYK-Cyan, Magenta, Yellow e blacK


É um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta . O modelo CMY é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão.

O modelo CMY baseia-se na forma como a Natureza cria as suas cores quando reflete parte do espectro de luz e absorve outros

O modelo CMYK utiliza-se em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objetos absorvem certas cores e refletem outras.




HSV -(Hue), saturação (Saturation) e valor (Value)

O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade , saturação e valor, onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor.

Conceitos a ter em conta :


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  • Tonalidade-é a cor pura com saturação e luminosidade máximas, a Tonalidade exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus.( elemento  de crominância)

  • Saturação- indica a maior ou menor intensidade da tonalidade.A saturação é utilizada para descrever quão viva ou pura é a cor e em termos técnicos descreve a quantidade de cinzas numa cor.(elementos de crominância)

  • Valor-traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém.O termo luminosidade está relacionado com a luz refletida.O termo brilho está relacionado com a luz emitida. (elemento de luminância)

Do ponto de vista do um artista plástico, é mais fácil manusear as cores em função de tons e sombras do que apenas como combinações de vermelho, verde e azul. Por esta razão o modelo HSV é mais intuitivo de utilizar que o modelo RGB.



YUV-definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V = red - Y).


Este modelo guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor.

Com o modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessário noutro modelo.

Este modelo permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância do que à luminância.


Ele codifica uma imagem ou vídeo colorido levando em consideração a percepção humana , logo este é o modelo mais adequado às televisões a cores e a sinais de vídeo


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