Ficha 1-programação

Olá! Espero que esteja tudo bem com vocês. Neste período vamos tentar publicar o máximo possível e ajudar-vos a distrair desta pandemia.
Hoje vamos responder a algumas perguntas.

1. Defina o conceito de programação (programação informática) e de linguagem de programação.
       Programação Informática- é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem de programação
       Linguagem de Programação- é um sistema de escrita para enunciar as operações a executar por um computador, um dispositivo móvel ou qualquer outro equipamento que possibilite a sua execução.


2. Estabeleça a diferença entre linguagens de baixo nível e linguagens de alto nível.
       Linguagens de baixo nível: estão mais próximas do hardware ou nível máquina.
       Linguagens de alto nível: mais próximas da linguagem humana.


3. Estabeleça a diferença entre algoritmo e programa.
      Algoritmo- Sequência finita de instruções descritas de forma lógica, ordenada, clara e precisa a fim de resolver o problema. Um algoritmo pode ser escrito com o auxílio de uma linguagem natural, utilizando expressões específicas. Mas, existem outros modos de especificação que são o fluxograma (conjunto de esquemas gráficos que representam a sequência de um programa utilizando símbolos) e o pseudocódigo (linguagem artificial que descreve os passos necessários à resolução de um problema).
      Programa- serve para traduzir um algoritmo (ou conjunto de algoritmos interligados) para instruções capazes de serem expressas e executadas em computador. Para se escreverem programas de computador foram inventadas linguagens de programação.


4. Quem foi Ada Lovelace? Que contributo é atribuído a esta personalidade no âmbito da programação?
       Ada Lovelace foi uma importante matemática e escritora inglesa, no entanto, é mais reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina (Máquina Analítica). Ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, sendo assim considerada a primeira programadora.


5. “No mundo digital em que vivemos saber programar é uma competência tão importante como aprender inglês, matemática, ler ou escrever”
    5.1. Comenta a afirmação anterior.
            A importância de aprender programação está diretamente ligada ao mercado de trabalho. O crescimento exponencial na oferta de empregos na área de tecnologia criou uma grande carência de profissionais com essas competências. São milhares de vagas abertas sem mão de obra qualificada e isso só tende a aumentar. Porém, o conhecimento em programação não se limitará apenas à área de computação: médicos, engenheiros, advogados, jornalistas, economistas, entre outros profissionais, também terão que saber se comunicar com as máquinas.
            Programação não é apenas dizer o que um computador deve fazer, é um modo de pensar, não é por acaso que falamos em linguagens de programação. Ela desenvolve raciocínio crítico, lógica, criatividade, autonomia e resoluções de problemas, todas as habilidades valorizadas no século XXI, principalmente pelas empresas. Mesmo que não se trabalhe diretamente com desenvolvimento de software, ter esses conhecimentos básicos será necessário para estruturar o pensamento ao lidar com dados e liderar pessoas. 
           Uma forma de não ser substituído pela máquina é saber programá-la. Ou seja, no futuro será uma questão de sobrevivência.
           “Saber programar um computador hoje é tão básico quanto saber ler, escrever e fazer contas e deve ser ensinado em todas as escolas”, disse Barack Obama.

Comentários

Mensagens populares